quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO LOCUTOR



A importância da voz e da comunicação humana é inquestionável para qualquer ser humano, em especial para os profissionais da voz, seja para o seu desempenho profissional, quanto para seu relacionamento social.
Dentro dessa categoria de profissionais encontramos os radialistas, profissionais que dependem única e exclusivamente da voz para transmitir suas mensagens aos ouvintes.
No rádio a voz torna-se o único canal de comunicação entre o radialista e seu ouvinte, nas transmissões das mensagens. A voz do radialista é o resultado de uma elaboração vocal que é treinada através de ajustes vocais específicos.

A partir daí, pode-se imaginar a importância que a voz tem para vocês?
O radialista necessita de um uso vocal compatível com as diferentes situações de comunicação às quais é exposto, devendo moldar e reestruturar a sua voz de acordo com o público alvo e o que é solicitado pelas emissoras, sem perder simpatia e credibilidade nas transmissões das mensagens. Para que o radialista consiga esse uso vocal adequado é necessário ter boa flexibilidade vocal.
Difícil? Não! É necessário apenas treino!
Esse material será publicado em várias partes em nosso site e boletim Antena Saúde contando com a colaboração da Doutora Soraya Mahmoud Farghaly, Fonoaudiologa que escreveu uma tese direcionada aos radialistas que trabalham com a voz . A cada boletim você vai encontrar algumas dicas, sugestões e orientações necessárias para que você tenha o máximo rendimento do seu potencial vocal, e que sua voz cumpra de forma satisfatória e saudável todas as exigências das diferentes situações de comunicação, presentes em seu dia a dia.

FONTE: http://www.radialistasp.org.br/SAUDE.HTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário